segunda-feira, 29 de agosto de 2011

TIMBER HOUSES

TIMBER HOUSES




As timber-houses ou timber-framing houses são casas feitas interamente ou parcialmente de peças maciças de madeira com encaixes do tipo sambladura (macho e fêmea). Essa técnica é utilizada em várias partes do mundo há milhares de anos mas tornou-se muito característica na arquitetura vernacular medieval na Dinamarca, Inglaterra e Alemanhã.

Ilustração de uma estrutura do tipo timber-framing.


Anne Hvides Gaard, Svendborg, Dinamarca, de 1560


Interior de uma timber-house atual.


Exemplo de timber house moderna na Alemanha.


Brickell Architects, Estados Unidos.


Brickell Architects, Estados Unidos..


Lake Simcoe House - Canadá: Estrutura de madeira com revestimentos de pedra.



Lake Simcoe House - Canadá: Vista interna.


Igrejas de Kizhi, na Rússia. Edificações construídas no começo do século XVIII, todas feitas de madeira (incluindo seus móveis e painéis) sem possuir nenhum prego ou estrutura metálica para suportar.









LOG-HOUSES



As log-houses são comumente encontradas mas montanhas do hemisfério norte. São construídas por troncos roliços (não processados) encaixados entre si.




MADEIRAS LAMINADAS



"Na madeira, podemos ler a história da humanidade. A utilização da madeira como um componente para a construção realizada sem emendas permanece no tempo desde as primeiras cabanas e palafitas. Na realidade, não há outro material no mundo que tem acompanhado de forma sólida e duradoura à uma sucessão de civilizações, e ainda manter a sua validade de uso, tanto na construção nas cidades e nos campos. Hoje, graças a mais avançada tecnologia de madeira laminada, a perfeição da natureza, a perfeição das mais avançados técnicas de produção industrial e à criatividade do trabalho em conjunto, abre-se uma aplicação em cenários de imaginação sem fronteiras no domínio da construção, da engenharia civil e da arquitetura. O âmbito de aplicação da madeira laminada é praticamente ilimitada. Exemplar conquistas foram implementadas para a habitação, para uso industrial / agrícola / comercial, instalações desportivas, pontes, torres de telecomunicações, etc. Devido à sua extraordinária flexibilidade e à sua capacidade de se adaptar às mais difíceis concepções e hipóteses, pelas suas ótimas características, em termos de construção, as suas técnicas avançadas e economicamente muito interessante, este material reúne os requisitos da harmonia, design e opiniões de clientes muitíssimo exigentes."

Texto retirado do site da Holzbau Italia - Tradução : Eng. Alan Dias








Residência construída pela Holzbau.




Vinícula de madeira laminada construída pela Holzbau.


Centro comercial de madeira laminada construída pela Holzbau.



Igreja de madeira laminada construída pela Holzbau.



Fontes:

(*) Fonte do Artigo:  http://www.arq.ufsc.br/arq5661/trabalhos_2009-1/casa_madeira/estruturas.html

http://www.jcpaiva.net/files/ensino/alunos/20022003/teses/020370017/madeiras/madeiras.htm

http://www.holzbau.com/

http://www.wikipedia.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário