Dicas


RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA A CONSERVAÇÃO DOS MÓVEIS




1. QUAL É O TIPO DE ACABAMENTO DO MÓVEL?
A forma de conservar está diretamente relacionada com o tipo de acabamento e de material que foi usado na fabricação do móvel, assim é importante identificar a matéria prima empregada. É fundamental saber que tipo de acabamento foi usado no móvel antes de proceder a conservação.


2. POEIRA
Deve-se começar tirando a poeira cuidadosamente com um pano seco ou espanador, para que não haja o perigo do pó sob a pressão e movimento do pano arranhar a superfície.


3. ÁGUA
Móveis e umidade não são amigos! É verdade que existem móveis especialmente contruídos para a exposição à umidade, como os móveis para jardim e os móveis náuticos, mas para maior durabilidade dos móveis mais comuns que são os destinados ao uso interno é muito importante manter a água bem longe. Água em excesso sempre danifica os móveis de madeira e os fabricados em aço podem oxidar em contato com ela. Durante a limpeza é muito importante não deixar acumular água especialmente nos cantosevitando infiltrações.


4. PRODUTOS ABRASIVOS
Jamais utilizar produtos ponteagudos ou abrasivos durante a limpeza, como espojas de aço ou saponáceos, pois eles podem provocar riscos no acabamento.


5. CÊRA E LUSTRA-MÓVEIS
A cêra e o tradicional “Lustra Móveis” dão uma aparência renovada ao móvel além dedeixar um cheirinho gostoso. Porém ao se optar em usá-los deve-se levar em conta que a sua presença sobre o acabamento pode dificultar posteriormente uma eventual repintura do móvel, pois eles podem reagir quimicamente com os produtos de pintura que forem empregados.


6. PRODUTOS QUÍMICOS
Produtos de limpeza aparentemente inofensivos como os limpadores de uso domésticogeral podem conter componentes químicos que atacam os materiais empregados noacabamento de móveis. É possível encontrar as mais variadas “receitas mágicas” paralimpeza de móveis, desde aquelas que utilizam produtos caseiros como vinagre, cremedental, limão, soda cáustica, etc, até aquelas que sugerem o uso de produtos químicos como a terebentina e o amoníaco, mas de forma geral elas podem oferecer risco ao usuário e ao móvel. Sugerimos usar o bom senso antes de optar por estas técnicas e testar em uma parte não visível antes de fazer o uso e jamais deixar de usar equipamento de proteção, como luvas é óculos.


7. PANOS
Panos usados na limpeza doméstica geral podem conter partículas abrasivas e riscar oacabamento. É recomendável usar panos novos ou que sejam destinados exclusivamente para este fim. As flanelas são boas por serem mais macias.


8. O QUE NÃO SE DEVE UTILIZAR?
- Detergentes não neutros, limpadores instantâneos, produtos de limpeza de fornos ou à base de amônia e saponáceo. Estes produtos químicos que podem danificar o acabamento dos móveis
- Esponjas duras, ásperas e palhas de aço. Elas podem riscar e danificar os móveis.
- Lustra-móveis coloridos ou cera: podem deixar resíduos, causando manchas no móvel.
- Pano de louça: pode conter resíduos abrasivos.
- Pano encharcado: o acúmulo de água, especialmente nos cantos, causa danos ao móvel.
- Pano seco é bom ser evitado, pois com o tempo desgasta o móvel. Caso seja empregado fazer pouca pressão.


9. MANCHAS DIFÍCEIS OU DANOS MAIORES?
Nestes casos o melhor a fazer é chamar um profissional para ter uma melhor orientação de como proceder. A Torneado Izidoro tem profissionais que podem lhe orientar, entre em contato conosco.


DICAS DE CONSERVAÇÃO ADEQUADAS AOS  TIPOS DE ACABAMENTOS MAIS COMUNS EM MÓVEIS

1. CÊRA
Mais comum em móveis antigos este tipo de acabamento deve retornar à cena porquestões ecológicas. Sua manutenção pode ser feita com aplicação de uma camada muito fina de cêra para móveis à base de carnaúba, uma breve secagem seguida de polimento com uma flanela seca. A cêra pode ser aplicada sobre madeira maciça ou laminados.


2. SELADOR
Pintura à base de nitrocelulose estes produtos raramente são usados atualmente, mas são comuns em móveis antigos. Existem seladores transparentes, que deixam ver os veios da madeira, e também lacas fabricados à partir deste tipo de matéria prima. Pode-se utilizar um pano levemente umedecido com água, secando em seguida para não manchar. Mancha facilmente com o contato prolongado com água e é muito sensível à alcool e outros produtos químicos. Pode estar aplicado sobre madeira maciça ou laminados.


3. POLIURETANO BICOMPONENTE
Produto para pintura de alta tecnologia, que chegam à cura pela reação química da tinta poliuretânica ao ser misturada a um catalizador especial. Totalmente diferente das tintas antigas à base de nitrocelulose que secam por evaporação, as lacas e vernizes PU que utilizamos proporcionam alta resistência ao acabamento de superfície, tanto a produtos químicos quanto a riscos, recomendada a quem necessite de qualidade superior em seus móveis. Pode ser aplicado sobre madeira maciça ou laminados. Para sua limpeza pode ser usado um pano levemente umedecido com água e um sabão neutro como o de côco ou detergente neutro. Eventualmente para manchas mais resistentes como riscos de caneta pode-se usar um pano levemente umedecido com álcool doméstico, mas antes de usar este produto recomendamos testar em uma parte não visível do móvel.


4. REVESTIMENTOS EM MELAMINA
As melaminas são resinas especiais e de alta resistência e impermeabilidade, existem na forma “AP” de alta pressão, que são as tradicionais “fórmicas” e que podem ser aplicadas sobre madeira maciça, compensados, MDFs e MDPs. Existem também na forma “BP” de baixa pressão em painéis pré-acabados de MDF e MDP. As bordas de painéis revestidos em melamina geralmente são revestidas em PVC ou ABS. Para sua limpeza utilize um pano levemente umedecido com água e um sabão neutro como o de côco, para manchas mais resistentes pode-se usar um pano levemente umedecido com água e álcool doméstico (ambos em partes iguais) ou detergente neutro e água à 10%. Caso fiquem manchas da passagem do pano elas podem ser removidas com uma pequena quantidade de limpador de vidros, aplicada com dois panos, um com o produto e outro seco secando a superfície logo em seguida evitando que seque por evaporação.


5. COURO ECOLÓGICO
Para retirar o pó utilize uma escova de cerda macia ou aspirador de pó com pontaespecifica para tecido que vem com aparelho de uso doméstico. Nunca utilize maquinas de pressão ou vapor para a limpeza. Pode ser utilizada esponja macia sem esfregar, umedecida em solução com água e sabão neutro, após retire com um pano embebido com água e depois seque com um pano limpo e macio. Nunca utilize produtos multi-uso (veja), alvejante (cândida), álcool, acetona, thinner, abrasivos, esponja de aço, detergente de qualquer outro produto que contenha ácido ou soda para limpar ou tirar manchas. Colocar as almofadas soltas na posição vertical após limpar ou depois da exposição à água (chuva), caso seja móvel de jardim, deixando secar por completo aumentando assim sua vida útil.


6. TECIDOS
Seguir as recomendações do fabricante quanto a sua utilização. Nunca utilize produtos multi-uso (veja), alvejante (cândida), álcool, acetona, thinner, abrasivos, esponja de aço, detergente de qualquer outro produto que contenha ácido ou soda para limpar ou tirar manchas. Nos tecidos com Teflon, quando derramar líquidos, limpe imediatamente a região afetada com um pano limpo e seco ou uma tolha de papel absorvente, sem esfregar, após, utilize um pano limpo e embebido em solução em água e sabão neutro, retire com um pano embebido em água e seque com um pano limpo e macio. Para maior durabilidade é recomendável utilizar impermeabilizante nos tecidos de estofados.


7. GRANITOS E MÁRMORES
Para retirar o pó utilize um pano seco e macio, espanador ou uma escova seca com cerdas macias. Para a limpeza, utilize esponja macia sem esfregar, embebido em solução com água e sabão neutro, após retire com um pano embebido com água e depois seque com um pano limpo e macio. É importante tomar cuidado para não deixar a água usada prejudicar as partes próximas em madeira.


8. VIDROS
Para a limpeza utilizar água, limpa-vidros ou álcool (para remoção de marcas persistentes) diretamente em um pano apropriado ou toalha de papel. Não utilizar pano seco, esponja de aço ou outro objeto abrasivo, pois o atrito pode danificar o vidro. Não pulverizar o produto diretamente no vidro, mas sim em uma flanela macia, pois os respingos podem causar danos nos revestimentos, acessórios ou partes com outros tipos de acabamentos.


9. PARTES METÁLICAS
Utilize um pano seco e limpe com cuidado. O contato com uma esponja de aço poderáremover a camada que protege o puxador, causando um estrago irreparável. Puxadores ou componentes dourados podem ter verniz protetor, assim nenhum produto químico deve ser usado. Peças com “banho” de niquel (semelhante ao cromado) podem ficar esbranquiçadas com o passar do tempo devido à oxidação natural, e neste caso pode-se utilizar uma cêra do tipo usada para polir pintura de automóveis, conforme a orientação do fabricante. Caso use cêra ela não deverá ter contato com as partes de madeira. Para limpar dobradiças e corrediças utilize apenas pano macio ligeiramente umedecido e sabão neutro. Seque totalmente em seguida. O acúmulo de poeira, gordura ou umidade sobre as dobradiças e corrediças, porque podem prejudicar o seu bom funcionamento e/ou ocasionar oxidação. Em cozinhas o sal é a maior causa de oxidação de componentes metálicos.


10. PEÇAS EM AÇO INOX
As peças de aço inox e esmaltadas deverão ser limpas com pano levemente umedecido e sabão neutro ou desengordurantes, desde que não tenham cloro ou seus derivados. Após a limpeza poderão ser aplicados produtos especiais desenvolvidos para a limpeza e conservação desses materiais, conforme a orientação do fabricante. Estes produtos não deverão ter contato com as partes de madeira para se evitar manchas.